Caros alunos,
Seguem abaixo os arquivos para download dos programas e ementas das disciplinas ministradas em 2008.1.
Contabilidade Empresarial (3º per. Contábeis/Economia)
Contab._Empresarial_2008.1.zip
Contabilidade Intermediária (5º per. Contábeis)
Contab._Intermedi_ria_2008.1.zip
Fundamentos da Contabilidade (1º per. Administração)
Fund._Contabilidade_2008.1.zip
Elaboração e Análise de Projetos (8º per. Contábeis)
Elabora__o_de_projetos_2008.1.zip
Bom divertimento para o final de semana e não esqueçam de fazer a tarefa de casa que pedi.
Abs
Sóstenes Cruz
8 comentários:
Oi professor até que fim conseguir baixar o programa, e quero lhe parabanizar pelo belo blog está simplesmente maravilhoso, eu creio que vou ter muito o que aprender e estudar neste blog. Bom quero te desejar um maravilhoso fds. Xero
Bom dia.
Equipe: Manoel Neto e Marillia Guerra. 8º período ( contábeis)
Tema: Marketing do serviço em contabilidade.
Olá Prof. Sóstenes
O tema do nosso trabalho é: O que o mercado espera do profissional contabil.
Dupla: Micheli e Josiane
Bom dia.
Equipe: Jeane e Ana Paula (8ºperíodo Contábeis }
Tema:A demonstração de fluxo de caixa: em uma empresa de monitoramento.
Boa Tarde Sóstenes,
Equipe: Álvaro Filho
Tema: Responsabilidade Social nas Empresas.
Bom dia Sóstenes,
Equipe: Sidney e Flavia
Tema: Contabilidade Gerencial
- Estrategia
- Mercadinhos/supermercados
obs: Eu (Sidney)tive uma crise de vesicula e vou, devido a cirurgia, me ausentar por ums 10 dias, estou combinando com Flavia para ela passar o material por email, e assim que eu puder vou colaborar com o artigo.
Elaboração de projeto para apreciação
Professor: Sóstenes Cruz
Alunas:
Ana Paula da Silva e
Jeane Alves
1. INTRODUÇÃO
A necessidade de relatórios contábeis mais apropriados para os diversos usuários de suas informações, esta tornando, atualmente, a contabilidade alvo de criticas quanto a forma que se tem utilizado para cumprir sua tarefa.
Neste sentido, no final do ano de 2007, mais precisamente no dia 28 de dezembro de 2007, foi publicada a Lei n° 11.638/07 que em seu texto, altera vários artigos da Lei n° 6.404 de 15 de dezembro de 1976. Estas mudanças, segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) têm o propósito de adequar a Lei n° 6.404 na questão da matéria contábil à nova realidade econômica brasileira, tendo em vista a globalização dos mercados e a evolução dos princípios fundamentais contábeis. (Ricardo J. Ferreira/2007)
Tais mudanças têm o principal objetivo de criar condições para harmonizar as práticas contábeis aplicadas no Brasil e suas demonstrações contábeis correspondentes com as práticas e demonstrações exigidas nos principais mercados financeiros do mundo. Esta padronização torna as empresas nacionais mais competitivas, pois facilita a análise feita pelos investidores estrangeiros interessados em aplicar recursos em nosso país.
Com a nova lei, torna-se obrigatória a presença da Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) em companhias abertas e fechadas com patrimônio liquido, na data de balanço, superior a 2 milhões de reais, em substituição a Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), que passa a ser facultativa. Tais mudanças mostram uma tendência mundial de dar transparência aos relatórios contábeis, pois, apesar da DOAR possuir uma demonstração mais completa quanto ao volume de informações, apresenta estrutura e conceitos de difícil entendimento a não contabilistas, enquanto a Demonstração de Fluxo de Caixa atende de melhor maneira o publico interessado nas informações contábeis das empresas.
Nesse sentido, o presente trabalho pretende demonstrar, de forma resumida, as vantagens e desvantagens da utilização das demonstrações contábeis em questão do ponto de vista dos usuários da informação contábil e de suas necessidades.
2. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Segundo Barbieri “a demonstração do Fluxo de caixa tem como objetivo principal fornecer informações relevantes sobre os recebimentos e pagamentos de caixa de uma entidade, durante certo período”
Já a DOAR, do ponto de vista de Marion “Explica a variação do Capital Circulante Líquido (Capital de Giro Próprio ou Capital de Giro Líquido) ocorrida de um ano para outro. Ajuda-nos a compreender como e por que a Posição Financeira mudou de um exercício para outro.”
As demonstrações contábeis citadas são de vital importância para a análise da empresa. Ambas, apesar de alguns pontos em comum, possuem particularidades quanto a sua elaboração e a quem se destina as informações. Também é cabível analisar suas criticas quanto a forma de informação.
Nesse contexto, pretende-se responder a seguinte questão de pesquisa: Quais as vantagens e desvantagens dos instrumentos de análise contábil, DOAR e DFC, para a elaboração de relatórios contábeis?
3. OBJETIVOS
3.1. OBJETIVO GERAL
- Identificar a DOAR e a DFC como ferramentas para a demonstração da situação econômica da empresa.
3.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Demonstrar as principais características, críticas e diferenças das demonstrações contábeis em questão e suas funcionalidades;
- Evidenciar o impacto das mudanças da lei 6404/76 sobre as empresas.
-Analisar de forma analítica a DFC nas alterações da Lei 11638/2007
JUSTIFICATIVA
Nesse sentido, a presente pesquisa pretende demonstrar, de forma resumida, as vantagens e desvantagens da utilização das demonstrações contábeis em questão do ponto de vista dos usuários da informação contábil e de suas necessidades,conforme a Lei 11.638/2007.
Boa noite
Sostenes preciso confirmar se na terça é para entregar so esse material, ou tem mais alguma coisa para entregar, para eu tentar concluir amanha (domingo).
Obrigada
paula3895@hotmail.com
Postar um comentário